O termo Medicina Holística refere-se à abordagem no tratamento médico baseada na teoria que o que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam juntos como um todo integrado. Para entender este conceito é necessário começar pela definição da palavra holística. É uma palavra que deriva do termo grego “Holos” que quer dizer “composto”, “inteiro” ou “o todo”. Por outras palavras, é uma medicina que tem em consideração a totalidade do ser.
A medicina holística está baseada no conceito de que o bem-estar do paciente não depende somente do estado físico do corpo, em termos de doenças, mas também está relacionado com outros fatores, ou seja, no trabalho holístico, o corpo físico e o emocional são tratados em conjunto e nunca individualmente. Isto porque os desajustes na condição física podem ser reflexos das desarmonias já existentes na mente, e vice-versa. Então, numa abordagem holística, o profissional tem em conta diversos aspetos da vida do paciente como os fatores físicos, emocionais e sociais na hora de controlar e prevenir o desenvolvimento de doenças. Para além destes fatores, no tratamento Holístico ainda são abordados aspetos como o que motivou o paciente a procurar auxílio médico e ainda o que ele espera conseguir por meio da consulta. Assim, o foco da Medicina Holística é tratar não apenas as dores físicas, mas também identificar a origem do problema que faz com que o organismo apresente determinados sintomas. O tratamento consiste em incentivar o paciente a encontrar a origem da cura sem ter que recorrer a medicamentos sintéticos, cirurgias ou submeter-se a outros processos invasivos.
Assim, é realizada uma análise para entender tanto a saúde emocional quanto a física do paciente para, posteriormente, verificar quais são os pontos que precisam ser trabalhados. O médico holístico também procura analisar informações pessoais com o propósito de encontrar situações que possam ocasionar o problema. Este método ajuda o paciente a se compreender melhor e estar preparado não só para encontrar o tratamento, mas para evitar ficar indisposto ou doente novamente. O objetivo principal e mais importante do tratamento é preparar o paciente para que este encontre a Harmonia que procura, sem ter que depender de um profissional de Medicina Holística.
Resumidamente, a Medicina Holística é um conjunto de técnicas ou ferramentas utilizadas com o objetivo de reequilibrar o corpo e transformar desarmonias em vitalidade, autoconhecimento e bem-estar.
Os reajustes físicos, psíquicos e sociais são despertados através das seguintes técnicas:
Reiki Métodos (Essencial, Tradicional)
Reiki Usui, Shiki, Ryoho, Omrom;
Reiki com Cromoterapia;
Sekhem-Seichim-Reiki, SKHM;
Magnified Healing;
Light Healing;
Cura Quântica;
Mesa Radiónica;
Cromoterapia;
Leitura de Tarot;
Geobiologia, equilíbrio ambiental;
Feng Shui (tradicional chinês);
Terapia Reconectiva;
EQC;
Coaching Quântico;
Kinesiologia;
Orgone Terapia