PRÓTESES
Home / Medicina Dentária / Próteses
A Prostodontia é a área da Medicina Dentária que permite a substituição de dentes perdidos, restituindo a função, a saúde e a estética através de próteses dentárias. Os dentes perdidos podem ser substituídos utilizando próteses dentárias fixas ou próteses dentárias removíveis sobre dentes ou sobre implantes.
Caso clinico
Foi aplicada à paciente uma prótese fixa
PRÓTESES REMOVÍVEIS
As removíveis são um dos modos de substituir os dentes ausentes e utilizam-se com muita frequência. Estas, promovem o processo mais económico para recuperar a estética e a função.
As acrílicas são as mais económicas. Feitas em acrílico, podem ter ganchos para retenção nos dentes. São essencialmente apoiadas na mucosa (gengiva) durante a mastigação.
As esqueléticas são mais dispendiosas que as acrílicas. Utilizam-se quando ainda existem alguns dentes pois precisam de dentes para ótima função e retenção. Estas devem ser removidas e limpas diariamente, com produtos específicos. Devem ser ajustadas uma vez por ano, pois nos locais de ausência de dentes não há qualquer estímulo ósseo; Deste modo o osso reabsorve e a prótese fica “larga”, sendo preciso preencher este espaço com acrílico através de um processo denominado Rebasamento.
PRÓTESES FIXAS
As coroas dentárias são próteses fixas que cobrem o dente totalmente, tendo como objetivo restaurar a estética e a função do dente. As coroas dentárias podem também ser aparafusadas a implantes. As pontes substituem dentes ausentes; Estão apoiadas nos dentes ou implantes adjacentes à zona edêntula (local onde faltam os dentes).
PRÓTESES SOBRE IMPLANTES
As próteses removíveis recuperam a função e a estética mas não estimulam a massa óssea, que continua a sofrer reabsorção. Com os implantes dentários podem-se colocar os dentes fixos deixando de haver reabsorção e envelhecimento ósseo dos maxilares e da face. As próteses sobre implantes são as menos volumosas e as que mais se assemelham aos dentes naturais.
Experiência e tecnologia ao seu serviço
Marque a sua consulta!